Mercurial

Mercurial is a new vinyl 12″ from Hermetic Library anthology artist Johann Heyss, which you may want to check out. It’s available for pre-order. You can also pick up the album digitally as well.

Johann Heyss Mercurial cover

“Johann Heyss nos surpreende, oito anos depois de lançar o último álbum de sua trilogia experimental, com um disco elaborado, de sonoridade pop, urgente e atemporal mas com seu inconfundível estilo de compor e de cantar. Co-produzido pelo programador, tecladista e DJ Sintetik, Mercurial conta com as participações especiais da diva cantriz Marília Barbosa, do guitarrista Johnny Hansen (da pioneira banda Harry, Daniela Caldellas (do duo Digitaria), Leandra Lambert (veterana da cena alternativa carioca) e do compositor/escritor Luís Capucho.

Mercurial é uma viagem sonora que começa com O Outro Lado, um poema erótico panssexual embalado em eletro-rock que dá o tom do que vem pela frente. Fast Car, uma das três canções em inglês, acelera no ritmo dançante, enquanto A Voz do Falcão é uma canção reflexiva sobre iniciação ao mistérios através do ritual mágico do pentagrama. Scared Boy Song é um poderoso electro old-school de melodia renascentista sobre o lado yin de todo homem. Fechando o lado A, Mitos é um poema de melodia mântrica sobre seres mitológicos & imaginários que conta com a voz sobrenatural de Marília Barbosa em um desempenho que vai surpreender seus fãs.

O lado B de Mercurial abre com um eletrofunk confessional, Mercúrio, seguido por Adolescente de Maratona — canção acelerada em louvor à estátua grega homônima. Lamaçal de Pesadelos convida, com seu refrão grudento, a exorcizar qualquer sonho ruim, pilha fraca ou onda errada. Se é para exorcizar, Ácido On the Rocks diz presente em forma de eletro-poema de ódio, rancor & vingança, mas em seguida Lilith é convocada para beber o ódio e vomitar hedonismo em uma pista de dança. No final da viagem, Arabian Dream avisa que tudo pode não passar de um delírio. Ou então é só “o outro lado da moeda / a porta do espaço-tempo / o sussurro do anti-vento”…

Johann Heyss é músico, escritor e tradutor. Seus primeiros três discos são Look Carefully (1998), The Blue Sea (2003) e Psychosamba (2005), uma trilogia caracterizada pelo experimentalismo eletrônico com sonoridades pop, étnicas e minimalistas. Como escritor, já publicou cinco livros no Brasil, República Tcheca, Estados Unidos, Alemanha, França e Rússia, todos voltados para temas esotéricos, além da biografia do mago Aleister Crowley.

Em Mercurial, este artista multifacetado nos mostra, através de sua música, passagens significativas da ‘linha do fogo’ em seu álbum chamado Mercurial, conectando-se magicamente com Hermes e Mercúrio.”

Johann Heyss Mercurial vinyl